O livro da Selva (Rikki-Tikki-Tavi)



Quando pensamos na progressão dos lobinhos e nas atitudes que eles devem incorporar conforme vão conhecendo o caminho da Jângal, dizemos que os lobinhos devem ser afetuosos como Rikki-Tikki-Tavi.

Rikki-Tikki-Tavi é um mangusto, um animal parecido com um gato e uma doninha. Muito esperto e rápido, ele é um animal muito companheiro e carinhoso, sempre atento para ajudar seus amigos.

A história de Rikki-Tikki-Tavi começou com uma grande enchente de verão que o arrancou de sua toca e o levou a deriva para longe de sua casa. Quando acordou estava em um gramado lamacento, onde foi encontrado pela família de Teddy, a qual cuidou do magusto até que ele estivesse recuperado.

Quando Rikki-Tikki-Tavi ficou melhor deu um pulo no ombro do Teddy e selou sua nova amizade. Teddy e Rikki-Tikki-Tavi viraram grandes amigos. Em um passeio no jardim da família de Teddy, Rikki-Tikki-Tavi conheceu o pássaro Darzee e sua esposa, se lamentando pela perda de um de seus ovos que havia caído do ninho e sido comido pelo casal de cobras venenosas Nag e Nagaia. Neste momento Nag apareceu por entre a grama alta e ameaçou Rikki-Tikki-Tavi, tentando chamar a sua atenção e ganhar tempo, enquanto sua esposa Nagaia se aproximava pelas costas para dar o bote mortal. Nisso, Darzee olhando de cima de seu ninho, deu o alarme para Rikki-Tikki-Tavi, que imediatamente saltou agilmente no ar, o suficiente para escapar do bote da cobra. Furiosas as cobras fugiram prometendo se vingar de Darzee e de Rikki-Tikki-Tavi.


Quando Rikki-Tikki-Tavi voltou para a casa de Teddy, uma pequena cobra marrom chamada Karait, pronta para dar o bote no garoto, se pronunciou dizendo: “Cuidado, eu sou a morte”. Antes de atingir Teddy, o mangusto salta sobre a pequena cobra e a mata, salvando assim a vida de seu amigo. Vendo que Rikki-Tikki-Tavi salvou a vida de Teddy, seus pais deram graças ao pequeno animal dizendo que ele era uma benção para a família.

Com o mangusto guardando a segurança da família, Nag e Nagaia se sentiram ameaçados e decidiram tramar contra a vida deles, disse Nagaia a Nag: Entre na casa e morda o pai e depois a mãe e o garoto, quando não tiver mais família, o mangusto deve ir embora e o jardim será só nosso novamente.

Mas Rikki-Tikki-Tavi andava sempre alerta e fazia sua ronda noturna na casa de Teddy, quando ouviu as cobras tramando contra a família. Rikki-Tikki-Tavi esperou Nag que entrou na casa pelo encanamento do banheiro, os dois travaram uma batalha horrível, mas Rikki-Tikki-Tavi deu um bote certeiro na cabeça de Nag e não deixou chance para a cobra venenosa. Com o barulho os pais de Teddy acordaram e viram que Rikki-Tikki-Tavi havia salvado a vida de toda a família.

Mas a esposa de Nag, Nagaia, não deixaria barato a morte de seu marido e tentaria se vingar de Rikki-Tikki-Tavi e da família de Teddy a todo o custo. Rikki-Tikki-Tavi descobriu o ninho de Nagaia e destruiu todos os seus ovos, depois, com a ajuda da esposa de Darzee, atraiu Nagaia para a sua toca onde acabou com ela. A paz voltou a reinar no jardim da família de Teddy a qual ficou eternamente grata pela atitude de Rikki-Tikki-Tavi.


Rikki-Tikki-Tavi foi sempre um companheiro fiel, colocando-se em perigo para salvar a família de Teddy. Assim demos ser, companheiros, amigos, fieis, sempre dispostos a ajudar o próximo.