O livro da selva (irmãos de Mowgli)

Quando Baden-Powell, o fundador do escotismo, criou o ramo lobinho, ele utilizou a história de Mowgli - o menino lobo, como enredo para o desenvolvimento das atividades de crianças de 6,5 a 10,5 anos. Esta história está publicada no livro de Rudyard Kipling chamado de "Livro da Selva". Todo lobinho deve conhecer muito bem esta história.

Parte 1. Irmãos de Mowgli

 Eu sou Akelá, o chefe dos lobos da Alcateia de Seeonee, da selva da Índia. Fui escolhido por eles para ser seu líder porque tenho experiência e os guio nas caçadas por caminhos seguros, protegendo-os dos perigos. Os lobos me respeitam por isso e eu respeito a Lei. Aliás, todos cumprem a lei e é por isso que somos conhecidos como o Povo Livre. Vou contar para você como foi que Mowgli, o filhote de homem, apareceu por aqui e foi aceito como membro do nosso povo.

É uma história bonita, preste bem atenção: Ao anoitecer de um dia quente de verão, Pai Lobo saiu a caçar para sua família - a mãe loba Raksha e seus quatro filhotes, quando avistou um menino perdido que fugia de Shere Khan, o tigre manco, que queria comê-lo. Rapidamente levou-o para sua gruta. Lá, o menino engatinhou para perto dos lobinhos, brincou com eles e, como estava muito cansado, acomodou-se e dormiu. A mãe loba estava encantada com o filhote de homem, principalmente por ele ter se dado tão
bem com seus próprios filhotes. - Vamos acolhê-lo e adotá-lo como um de nossos filhos? Podemos chamá-lo de Mowgli, a pequena rã, que é o que ele parece por ser tão peladinho assim, disse a Mãe Loba.
- Não é tão simples Raksha, teremos de apresentá-lo na Roca do Conselho junto com os demais filhotes, para ver se a Alcateia aprova a permanência dele entre nós. Mas Raksha insistiu e Pai Lobo concordou em
ficar com ele.




Algum tempo depois, sob uma formosa lua cheia, a Alcateia se reuniu em torno da pedra onde se realizava o Conselho. Os filhotes novos eram apresentados um a um e do alto da Roca do Conselho, Akelá dizia: “Olhai bem, ó lobos, olhai bem!” e os lobos aproximavam-se para conhecer os novos lobinhos da Alcateia. Shere Khan apareceu esbravejando em busca da presa que, segundo ele, haviam-lhe roubado.
- O filhote de homem pertence a mim, exijo que me seja devolvido!
- Shere Khan tem razão! - disseram alguns lobos - esta rãzinha só nos trará problemas.


Fez-se um grande silêncio na Roca do Conselho, antes de Akelá dizer:

- Shere Khan não tem direito de falar neste Conselho, mas como alguns lobos estão questionando a aceitação do filhote de homem, como manda a Lei, dois membros do Povo Livre que não sejam seus pais, podem falar em sua defesa.
- Eu falarei em defesa do filhote de homem! - rosnou Baloo, o urso pardo, levantando-se em suas patas - e digo que ele não pode nos fazer nenhum mal. Deixem-no correr em nossas pradarias e, assim como fiz com cada um de vocês, eu mesmo lhe ensinarei a Lei.
- Quem fala agora? - perguntou Akelá - Baloo já falou porque ele é o professor dos nossos filhotes. - e novamente imperou o silêncio.


- Akelá e demais integrantes do Povo Livre! - ouviu- se a voz de Bagheera, a pantera negra, que havia deslizado para o círculo formado pelos lobos. - Matar um filhote é uma vergonha - disse enquanto seu olhar astuto e alerta cruzavam com os olhos sinistros de Shere Khan - Por outro lado, ele pode ser muito útil nas caçadas, quando for maior. Junto-me ao que disse Baloo, e de acordo com a Lei, eu quero acrescentar a oferta de um touro que acabo de caçar, em troca da aceitação do filhote na Alcateia. Estão de acordo? Para os lobos famintos era demais recusar a oferta de Bagheera. Logo se aproximaram de Mowgli e começaram a farejá-lo em sinal de aceitação. E foi assim que o menino foi recebido pelo Povo Livre e ali começou a vida de aventuras que Mowgli experimentou entre os lobos.