Cerimônias da Alcateia

Durante as atividades da Alcateia haverão diversas cerimômias para destacar aspectos importantes da vida dos lobinhos. Estas cerimônias devem ser simples, claras e objetivas, visando a participação dos lobinhos. Todas as cerimônias realizadas pela Alcateia devem ser primeiramente entendidas pelos lobinhos, e depois, encaradas com muita seriedade e atenção. As principais cerimônias realizadas pela Alcateia são as seguintes: cerimônia da bandeira, o grande uivo, cerimônia de integração e promessa, de entrega de distintivos e de passagem para o ramo escoteiro.

- Cerimônia da bandeira: são realizadas sempre no início e no encerramento de qualquer atividade escoteira. No inicio da atividade se faz o hasteamento e no final se faz o arriamento da bandeira. Converse com o seu Akelá para conhecer os procedimentos da cerimônia da bandeira.

- O grande uivo: é uma cerimônia rápida realizada após a cerimônia da bandeira em todas as atividades da Alcateia. O grande uivo representa o compromisso e a alegria dos lobinhos de pertencerem a uma Alcateia onde todos são iguais, livres porque respeitam a lei, cumprem a promessa e estão dispostos a fazerem o melhor possível. O grande uivo é a renovação do compromisso da Alcateia de fazer sempre o melhor possível.

- Cerimônia de integração e promessa: são cerimônias geralmente realizadas juntas. A integração representa a acolhida do lobinho junto ao grupo escoteiro, após ter passado pelo ciclo de integração, onde o lobinho toma conhecimento do grupo e de suas atividades. Neste momento o lobinho recebe o lenço escoteiro e os distintivos que identificam o grupo e a região. A promessa se refere ao compromisso voluntário da criança em respeitar a lei do lobinho. Com a promessa o lobinho passa a usar o distintivo de promessa, usado no bolso esquerdo do uniforme. Estas são cerimônias importantes e devem ser realizadas com a presença dos pais das crianças.

- Cerimônia de entrega de distintivos: os distintivos podem ser entregues no início ou encerramento das atividades.

- Cerimônia de passagem para o ramo escoteiro: antes do lobinho completar 11 anos ele deve realizar a sua passagem para a tropa escoteira. Este momento é definido pela chefia da Alcateia e varia de criança para criança. É um momento especial, celebrado pela Alcateia e pela tropa escoteira.