História do escotismo



Você já sabe que o ramo lobinho, também chamado de “lobismo”, faz parte do escotismo. Mas você sabe como isso tudo começou?

O escotismo foi criado pelo militar inglês Robert Baden-Powell. Desde criança Baden-Powell foi muito ativo e organizado, pois perdeu o pai muito cedo e tinha que ajudar sua mãe e seus sete irmãos. Ele sempre adorou passar o tempo livre no campo, em meio à natureza. Aos 19 anos se tornou militar e serviu o exército inglês na Índia e na África, onde obteve sucesso em várias missões, retornando ao seu país como um herói de guerra.

Robert Baden-Powell

A verdade é que estas experiências no campo de batalha trouxeram a Baden-Powell várias ideias sobre como preparar os jovens militares para as suas funções. Quando retornou a Inglaterra, percebeu que muitos jovens viviam sem perspectivas de desenvolvimento saudável, demandando atividades e inspiração para que assumissem uma postura positiva como cidadãos. Foi então que Baden-Powell adaptou o treinamento militar para jovens, instigando seu senso de aventura. O sucesso foi tanto que em 1907 realizou um acampamento experimental com rapazes ingleses, sendo considerado o momento do início do escotismo. 

No Brasil o escotismo chegou em 1910, através de militares da marinha brasileira que estiveram em treinamento na Inglaterra. Logo se espalhou para praticamente todos os estados do Brasil. Atualmente, o movimento escoteiro é uma grande fraternidade mundial, presente em mais de 216 países com aproximadamente 28 milhões de integrantes.