Nós e suas utilidades



Os nós são conhecidos e aplicados pelos escoteiros e lobinhos desde a sua fundação. Os nós são muito úteis no nosso dia-a-dia e, principalmente, nas atividades de campo como jornadas e acampamentos.

Para cada situação onde podemos utilizar uma corda, podemos aplicar um nó específico que vai nos proporcionar agilidade e segurança na atividade.
Um lobinho esperto deve conhecer e saber fazer os principais nós, desta forma, vai estar sempre preparado para ajudar a sua Alcateia.

Os principais nós são os seguintes:

Nó direito
É utilizado para unir duas cordas com a mesma espessura.

Nó direito alceado
Mesma função do nó direito, a alça serve para facilitar na hora de desfazer o nó.
Nó de escota
É utilizado para unir duas cordas com espessuras diferentes, ou unir uma corda a uma alça ou argola.
Nó de escota com alça
Tem a mesma serventia do nó de escota. A alça facilita para desatar o nó. Muito utilizado para atar a adriça na bandeira.
 
Nó volta do fiel
É utilizado para amarrar uma corda a uma estaca árvore ou galho. É usado para iniciar as amarras e também serve para amarrar a adriça no mastro.
Nó de correr
É utilizado para fazer uma alça que corre e aperta quando puxada. Pode ser útil para pendurar utensílios.
Nó de aselha
É utilizado para fazer uma alça fixa que não se desfaz sozinha.
 
 
Nó volta da ribeira
É utilizado para prender uma corda a uma estaca, galho, etc. e mantê-la sobre tensão.
Nó volta redonda com cotes
É muito útil para prender a corda do toldo ou barraca na estaca ou espeque.
Nó de arnez
É utilizado para fazer uma alça no meio de uma corda quando não se tem a ponta disponível.

Nó lais de guia
É utilizado para fazer uma alça fixa quando se tem apenas uma ponta da corda livre. Muito útil para salvamentos, pois é bastante segura.

Amarra quadrada
É usada para unir dois bastões em ângulo reto. Começa-se com uma Volta de Fiel bem firme ou uma Volta da Ribeira. A ponta que sobre desse nó, deve ser torcida com o cabo para maior segurança ou utilizada para terminar a amarra unindo-se a ponta final com um nó direito. As toras ou varas são rodeadas por três voltas completas redondas entre as peças (enforcamento) concluindo-se com a Volta do Fiel na vara oposta ao que se deu o nó de início ou com o nó direito na extremidade inicial.


Amarra diagonal
Usada para unir dois bastões na diagonal. Para começar usa-se a Volta da Ribeira apertando fortemente as duas peças, dão-se três voltas redondas em torno das varas no sentido dos ângulos, e em seguida, mais três voltas no sentido dos ângulos suplementares, arrematando-se com um anel de duas ou três voltas entre as peças (enforcamento) e uma Volta de Fiel para encerrar. Pode-se também encerrar unido a ponta final a inicial com um nó direito.