Para que os pais entendam a proposta
educativa do movimento escoteiro desenvolvida para o ramo lobinho eles devem
conhecer inicialmente os princípios e o método escoteiro. Os princípios do
escotismo são definidos pelos “deveres
para com Deus, deveres para com o próximo e deveres para consigo mesmo”.
Estes princípios são ajustados a maturidade das crianças e referenciados nas
atividades para que seus valores sejam incorporados naturalmente na personalidade
das crianças, através da lei do lobinho e da promessa do lobinho.
O método escoteiro busca transformar a
criança em agente de seu desenvolvimento, para que esta seja uma pessoa
autônoma, solidária, responsável e comprometida. Os elementos contidos no
método escoteiro são os seguintes:
a. Aceitação da promessa e da lei lobinha;
b. Aprender fazendo;
c. Vida em equipe;
d. Atividades progressivas;
e. Desenvolvimento pessoal com orientação
individual.
Estes elementos também são trabalhados nas
atividades realizadas pelas crianças, a fim de possibilitar a aquisição de
diversas competências, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal.
No ramo lobinho, o método escoteiro é
aplicado com o auxílio de um marco simbólico muito forte. O marco simbólico é
um conjunto de símbolos, um pano de fundo utilizado no escotismo para tornar o
processo de aprendizado mais interessante. No ramo lobinho o marco simbólico
utilizado é a história de Mowgli, o menino lobo. A história do menino criado
por uma família de lobos na floresta, extraída do livro de Rudyard Kipling
intitulado “O livro da selva”, serve de pano de fundo para encantar, motivar e
educar os lobinhos. A história e os seus personagens são usados como modelos de
sociedade, do que é certo e errado, no processo educativo das crianças.
Neste processo alguns personagens da história
de Mowgli encarnam as condutas e habilidades a serem alcançadas em cada área de
desenvolvimento. Isso mesmo, o escotismo se propõe a contribuir para a formação
integral da criança, por isso o programa educativo contempla seis áreas de
desenvolvimento que são: físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e do caráter.
Exemplos da relação entre personagens do marco simbólico e as áreas do
desenvolvimento pessoal dos lobinhos são mostrados abaixo:
Fortes e são como Bagheera – desenvolvimento físico
Engenhosos como Kaa – desenvolvimento intelectual
Sábios como Baloo – desenvolvimento do
caráter
Fiéis e afetuosos como Rikki-tikki-tavi –
desenvolvimento efetivo
Generosos como Kotick – desenvolvimento social
Amigos de Deus como Francisco –
desenvolvimento espiritual
No processo educativo, para cada área de
desenvolvimento, é apresentada uma série de competências que as crianças vão
adquirindo durante as atividades dentro e fora da Alcateia. Entende-se por
competência a união de conhecimento (saber), habilidade (saber fazer) e atitude
(saber ser e conviver).
Estas competências definem as condutas e
valores desejáveis a serem incorporadas pelas crianças a fim de torná-las
pessoas responsáveis e comprometidas consigo mesmas e com o próximo. Elas são
divididas em 2 blocos, o primeiro, adaptado para crianças de 6 a 8 anos, e o
segundo, para crianças de 9 a 10 anos.
Exemplos de competências/habilidades
referentes a cada uma das áreas de desenvolvimento são apresentados no quadro
abaixo:
Física
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Conhece a higiene pessoal, entende seu
corpo, toma cuidado com o corpo, se alimenta corretamente, pratica esportes
com entusiasmo, sabe distribuir seu tempo.
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Intelectual
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Tem interesse em aprender, lê livros, tem habilidades
manuais, expressão artística, pesquisa e interroga, soluciona pequenos
problemas, conta histórias, distingue fantasia da realidade, conclui o que
lê.
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Social
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Conhece a alcateia e elementos do ramo
lobinho, respeita os mais velhos, noções de segurança e primeiros socorros,
conhece os símbolos do Brasil, respeita o meio ambiente, conhece os serviços
públicos da comunidade, colabora nas tarefas de casa e da alcateia.
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Afetiva
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Faz novos amigos, divide com os outros,
sente afeto pelos familiares, é espontâneo em seus sentimentos, aceita
críticas, reconhece as diferenças entre homens e mulheres.
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Caráter
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Conhece a lei e a promessa, faz bem suas
tarefas, houve os mais velhos, distingue certo do errado, se alegra com o
sucesso dos outros, pensa antes de agir, reconhece seus erros.
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Espiritual
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Valoriza a vida e a natureza, reconhece a
Deus, entende o ato de orar, tem interesse religioso, reconhece outras
religiões, Demonstra prazer em ajudar o próximo.
|
As atividades realizadas na Alcateia, nas
quais os lobinhos adquirem as competências, são organizadas em ciclos de
programas, os quais apresentam duração de 2 a 4 meses, dependendo da velocidade
de desenvolvimento de cada lobinho. Este tempo é individual, ou seja, cada
lobinho terá acompanhamento individual para o reconhecimento do seu
desenvolvimento e receberá auxílio nas competências que apresentar
dificuldades.
As competências são usadas pelos chefes no processo
de avaliação dos lobinhos, servindo como indicadores do seu desenvolvimento.
Para tornar este processo educativo mais atraente às crianças, foi criado um
sistema de progressão pessoal para o ramo lobinho. Este sistema é constituído de
cinco trechos, chamados de caminhos, onde os lobinhos são convidados a
percorrer e adquirir as competências e habilidades distribuídas em cada
caminho, os quais recebem os seguintes nomes:
1º Caminho
do integrar
– ao final deste ciclo o lobinho participa da cerimônia de integração e da
promessa e recebe o distintivo de progressão “lobo pata tenra”.
2º
Caminho do descobrir
– ao final deste ciclo o lobinho recebe o distintivo de progressão “lobo
saltador” e está liberado para começar a conquistar especialidades e a
trabalhar na conquista da insígnia mundial do meio ambiente.
3º
Caminho do rastrear
– ao final deste ciclo o lobinho recebe o distintivo de progressão “lobo
rastreador”.
4º
Caminho do caçar
– ao final deste ciclo o lobinho recebe o distintivo de progressão “lobo
caçador”.
5º
Caminho das estrelas
– ao final deste ciclo o lobinho recebe o distintivo especial do cruzeiro do
sul, considerado o grau máximo de progressão do ramo lobinho.
Nós convidamos aos pais dos lobinhos a
participarem das reuniões e a conversarem com o Akelá sobre as atividades da Alcateia e o desenvolvimento pessoal dos seus filhos. Conhecendo a estratégia
educativa da nossa Alcateia os pais poderão contribuir em casa com o
desenvolvimento dos filhos. Certamente, com a ajuda dos pais poderemos atingir
nossos objetivos educativos com maior qualidade, o que será positivo, em todos
os sentidos, para as crianças.