Mensagem aos pais

Proposta educativa do movimento escoteiro

Para que os pais entendam a proposta educativa do movimento escoteiro desenvolvida para o ramo lobinho eles devem conhecer inicialmente os princípios e o método escoteiro. Os princípios do escotismo são definidos pelos “deveres para com Deus, deveres para com o próximo e deveres para consigo mesmo”. Estes princípios são ajustados a maturidade das crianças e referenciados nas atividades para que seus valores sejam incorporados naturalmente na personalidade das crianças, através da lei do lobinho e da promessa do lobinho.

O método escoteiro busca transformar a criança em agente de seu desenvolvimento, para que esta seja uma pessoa autônoma, solidária, responsável e comprometida. Os elementos contidos no método escoteiro são os seguintes:
a. Aceitação da promessa e da lei lobinha;
b. Aprender fazendo;
c. Vida em equipe;
d. Atividades progressivas;
e. Desenvolvimento pessoal com orientação individual.
Estes elementos também são trabalhados nas atividades realizadas pelas crianças, a fim de possibilitar a aquisição de diversas competências, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal.

No ramo lobinho, o método escoteiro é aplicado com o auxílio de um marco simbólico muito forte. O marco simbólico é um conjunto de símbolos, um pano de fundo utilizado no escotismo para tornar o processo de aprendizado mais interessante. No ramo lobinho o marco simbólico utilizado é a história de Mowgli, o menino lobo. A história do menino criado por uma família de lobos na floresta, extraída do livro de Rudyard Kipling intitulado “O livro da selva”, serve de pano de fundo para encantar, motivar e educar os lobinhos. A história e os seus personagens são usados como modelos de sociedade, do que é certo e errado, no processo educativo das crianças.

Neste processo alguns personagens da história de Mowgli encarnam as condutas e habilidades a serem alcançadas em cada área de desenvolvimento. Isso mesmo, o escotismo se propõe a contribuir para a formação integral da criança, por isso o programa educativo contempla seis áreas de desenvolvimento que são: físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e do caráter. Exemplos da relação entre personagens do marco simbólico e as áreas do desenvolvimento pessoal dos lobinhos são mostrados abaixo:

Fortes e são como Bagheera – desenvolvimento físico
Engenhosos como Kaa – desenvolvimento intelectual
Sábios como Baloo – desenvolvimento do caráter
Fiéis e afetuosos como Rikki-tikki-tavi – desenvolvimento efetivo
Generosos como Kotick – desenvolvimento social
Amigos de Deus como Francisco – desenvolvimento espiritual

No processo educativo, para cada área de desenvolvimento, é apresentada uma série de competências que as crianças vão adquirindo durante as atividades dentro e fora da Alcateia. Entende-se por competência a união de conhecimento (saber), habilidade (saber fazer) e atitude (saber ser e conviver).

Estas competências definem as condutas e valores desejáveis a serem incorporadas pelas crianças a fim de torná-las pessoas responsáveis e comprometidas consigo mesmas e com o próximo. Elas são divididas em 2 blocos, o primeiro, adaptado para crianças de 6 a 8 anos, e o segundo, para crianças de 9 a 10 anos.

Exemplos de competências/habilidades referentes a cada uma das áreas de desenvolvimento são apresentados no quadro abaixo:

Física
Conhece a higiene pessoal, entende seu corpo, toma cuidado com o corpo, se alimenta corretamente, pratica esportes com entusiasmo, sabe distribuir seu tempo.
Intelectual
Tem interesse em aprender, lê livros, tem habilidades manuais, expressão artística, pesquisa e interroga, soluciona pequenos problemas, conta histórias, distingue fantasia da realidade, conclui o que lê.
Social
Conhece a alcateia e elementos do ramo lobinho, respeita os mais velhos, noções de segurança e primeiros socorros, conhece os símbolos do Brasil, respeita o meio ambiente, conhece os serviços públicos da comunidade, colabora nas tarefas de casa e da alcateia.
Afetiva
Faz novos amigos, divide com os outros, sente afeto pelos familiares, é espontâneo em seus sentimentos, aceita críticas, reconhece as diferenças entre homens e mulheres.
Caráter
Conhece a lei e a promessa, faz bem suas tarefas, houve os mais velhos, distingue certo do errado, se alegra com o sucesso dos outros, pensa antes de agir, reconhece seus erros.
Espiritual
Valoriza a vida e a natureza, reconhece a Deus, entende o ato de orar, tem interesse religioso, reconhece outras religiões, Demonstra prazer em ajudar o próximo.

As atividades realizadas na Alcateia, nas quais os lobinhos adquirem as competências, são organizadas em ciclos de programas, os quais apresentam duração de 2 a 4 meses, dependendo da velocidade de desenvolvimento de cada lobinho. Este tempo é individual, ou seja, cada lobinho terá acompanhamento individual para o reconhecimento do seu desenvolvimento e receberá auxílio nas competências que apresentar dificuldades.

As competências são usadas pelos chefes no processo de avaliação dos lobinhos, servindo como indicadores do seu desenvolvimento. Para tornar este processo educativo mais atraente às crianças, foi criado um sistema de progressão pessoal para o ramo lobinho. Este sistema é constituído de cinco trechos, chamados de caminhos, onde os lobinhos são convidados a percorrer e adquirir as competências e habilidades distribuídas em cada caminho, os quais recebem os seguintes nomes:

1º Caminho do integrar – ao final deste ciclo o lobinho participa da cerimônia de integração e da promessa e recebe o distintivo de progressão “lobo pata tenra”.
2º Caminho do descobrir – ao final deste ciclo o lobinho recebe o distintivo de progressão “lobo saltador” e está liberado para começar a conquistar especialidades e a trabalhar na conquista da insígnia mundial do meio ambiente.
3º Caminho do rastrear – ao final deste ciclo o lobinho recebe o distintivo de progressão “lobo rastreador”.
4º Caminho do caçar – ao final deste ciclo o lobinho recebe o distintivo de progressão “lobo caçador”.
5º Caminho das estrelas – ao final deste ciclo o lobinho recebe o distintivo especial do cruzeiro do sul, considerado o grau máximo de progressão do ramo lobinho.

Nós convidamos aos pais dos lobinhos a participarem das reuniões e a conversarem com o Akelá sobre as atividades da Alcateia e o desenvolvimento pessoal dos seus filhos. Conhecendo a estratégia educativa da nossa Alcateia os pais poderão contribuir em casa com o desenvolvimento dos filhos. Certamente, com a ajuda dos pais poderemos atingir nossos objetivos educativos com maior qualidade, o que será positivo, em todos os sentidos, para as crianças.