O livro da selva (caçadas de Kaa)


Próximo às colinas de Seeonee, onde vivia o Povo Livre dos lobos liderado por Akelá, existia uma cidade abandonada e em ruínas conhecida como as Tocas Frias. Era lá que viviam os Bandar-log, o povo macaco. Os Bandar-log eram muito bagunceiros, não faziam nada de útil, falavam sempre sobre coisas que não sabiam e deixavam tudo por terminar. Por isso invejavam os lobos que sabiam se organizar, tinham um líder e discutiam os assuntos importantes para a Alcateia escutando uns aos outros.

Baloo sempre dizia para os lobinhos não se misturarem com os macacos, pois nada de bom aprenderiam em sua companhia. Mowgli pensava que era um exagero de Baloo, pois os macacos eram engraçados e não poderiam ser tão maus. Então sem que ele soubesse, foi brincar com os Bandar-log e aprendeu alguns dos seus maus costumes, como jogar lixo sobre os animais para irritálos. Mas a amizade dos macacos era interesseira e eles tinham plano de sequestrar Mowgli para que ele lhes ensinasse a trançar cipós e a construir abrigos contra a chuva.

Um dia, Mowgli estava dormindo sobre um galho de árvore, quando vários macacos lançaram-se sobre ele.
- Por que estão me levando? - protestou Mowgli assustado, enquanto era atirado a toda velocidade de uma árvore para outra. - Vamos levá-lo ao nosso esconderijo e de lá você não vai sair mais. Foi nesse momento que Mowgli viu Chill e, falando como os abutres, disse-lhe: “Somos do mesmo sangue, você e eu!” e pediu-lhe que contasse para Baloo e Bagheera o que estava acontecendo.

Lá do alto, entre a densa mata, Chill avistou os amigos de Mowgli, desceu rapidamente e disse:- Saudações! Trago uma mensagem do filhote de homem.
- Então fale, pois deve ser importante, respondeu Baloo preocupado.
- Mowgli foi raptado pelos macacos do povo sem lei e levado para as Tocas Frias. Vão socorrê-lo imediatamente, pois nunca se sabe o que os macacos planejam. Os pelos das costas de Bagheera se eriçaram diante da notícia, e um calafrio percorreu o enorme corpo de Baloo. Mas como eles iriam conseguir fazer isso sozinhos?
- Vamos chamar Kaa, disse Baloo, ela será de grande ajuda, pois os macacos temem as serpentes porque elas podem chegar ao ponto mais alto das árvores e os hipnotizam com o olhar deixando-os paralisados e os comem. Bagheera e Baloo encontraram Kaa, que se preparava para caçar, pois estava faminta e acabara de trocar sua pele como fazem as serpentes. Boa caçada, Kaa! - saudou Baloo - Viemos pedir sua ajuda para resgatar Mowgli; ele foi levado pelos Bandar-log e tememos por sua vida.
- É claro que vou ajudar!, mas vamos planejar muito bem o que vamos fazer, pois somos apenas três contra centenas de macacos.


Depois começaram a longa corrida até as Tocas Frias. Bagheera ia à frente, graças a seu excelente preparo físico, Kaa a seguia de perto, mas Baloo, enorme e pesado, se cansava e precisava parar para respirar.
- Depressa, velho Baloo - resmungou Bagheera, se formos devagar pode ser que cheguemos tarde demais. - Vão à frente vocês, eu vou o mais rápido que conseguir. Quando Bagheera e Kaa chegaram, perceberam que os tolos macacos tinham feito Mowgli prisioneiro em um terraço. Bagheera seguiu por cima do velho palácio e lançou-se furiosamente contra os macacos, iniciando a primeira parte do resgate.

Quando os macacos perceberam que estavam sendo atacados, jogaram Mowgli pelo teto, para dentro de uma sala sem portas que estava cheia de serpentes venenosas. As serpentes não lhe fizeram nenhum mal porque Mowgli rapidamente lhes disse as Palavras Mestras que aprendera com Baloo e que servem para pedir proteção: “Somos do mesmo sangue, você e eu”. Lá fora, a batalha era feroz e, quando Bagheera já estava a ponto de se render, asfixiada debaixo de uma nuvem de macacos que se lançara sobre ela mordendo-a e lhe dando pontapés, surgiu Baloo para ajudá-la em sua luta.


O mais incrível foi quando Kaa apareceu pelo muro dançando sobre a terra e hipnotizando os macacos com seus movimentos. Os macacos ficaram em absoluto silêncio, tremendo de medo, só semovendo o suficiente para abrir passagem para a serpente. Mowgli começou a gritar para que o tirassem de onde estava e Kaa derrubou as paredes da sala com fortes cabeçadas. Finalmente resgatado, Mowgli disse a seus amigos: - Estou muito agradecido. Peço perdão por ter envolvido vocês numa aventura tão perigosa e prometo que nunca mais vou ignorar um conselho dado por aqueles que me amam e se preocupam comigo. Os amigos de Mowgli aceitaram os agradecimentos e as desculpas, mas deram-lhe um castigo para que ele pagasse a sua dívida. Mowgli então montou nas costas de Bagheera e acabou dormindo enquanto ela o levava de volta para a gruta dos lobos, onde sua família o esperava.