Primeiros socorros

Todo bom lobinho tem noção sobre as técnicas básicas de primeiros socorros. Elas sempre são úteis para evitarmos complicações quando nos machucamos nas atividades. Inicialmente, ressaltamos que nossa missão é fazer sempre o melhor possível para evitarmos qualquer tipo de acidente nas atividades da Alcateia. Por isso, converse com seu Akelá sobre as regras de segurança da Alcateia. No entanto, como eles podem acontecer, o melhor é estarmos preparados para agirmos de forma rápida e correta.

A primeira coisa a fazermos em caso de acidentes é avisarmos a chefia da Alcateia, depois é tomarmos conhecimento da situação para podermos orientar corretamente os socorristas profissionais no caso de necessidade de acionarmos os serviços de emergência. Outro ponto importante é estarmos sempre com as mãos lavadas para tratarmos qualquer ferimento. Seguem algumas dicas para tratarmos os casos mais comuns nas nossas atividades.

Extraído do livro "Alcateia em Ação" (EUB, 2011)
Pequenos ferimentos (cortes, arranhões): Lavar bem o local com água e sabão e cobrir o local com gaze limpa. Pode-se usar curativos adesivos, mas se o corte for profundo devemos procurar ajuda médica imediatamente.

Queimaduras: Podem ser provocadas pelo sol, fogo, eletricidade, etc. A recomendação é colocar o local queimado em água corrente para aliviar a dor. Depois é só cobrir o local com gaze limpa ou um curativo adesivo. Não se recomenda colocar qualquer produto sobre a área queimada. Se houver bolhas não estourar para evitar a contaminação da pele no local. Se for uma queimadura mais intensa deve-se procurar uma avaliação médica.

Caixa de primeiros socorros: Todos os lobinhos devem conhecer uma caixa de primeiros socorros, o que tem dentro e qual a sua função e importância, como e onde deve ser mantido. A organização e uso da caixa de primeiros socorros é de responsabilidades dos chefes, mas os lobinhos podem ajudar a mantê-la.

Imagem extraída do sítio <http://www.rdmais.com/produto.php?id=1212>
Deve conter em uma caixa de primeiros socorros os seguintes itens:
Tesoura, pinça, termômetro, luvas, sabonete neutro e soro fisiológico, algodão, cotonetes, gaze esterilizadas e ataduras crepe, esparadrapos e curativos adesivos, repelentes de insetos e protetor solar. Também deve conter os telefones de emergência dos bombeiros, Samu, hospital, pronto socorro e centro de intoxicações mais próximos.

Com um lenço escoteiro o lobinho por improvisar uma tipoia conforme indicação do desenho abaixo:

Extraído do livro "Alcateia em Ação" (EUB, 2011)

E com o uniforme ou um cobertor os lobinhos podem improvisar uma maca. Muito útil para transportar alguém ferido.

Extraído do livro "Alcateia em Ação" (EUB, 2011)