A história de Francisco de Assis



Francisco de Assis é um personagem importante na vida da Alcateia, pois ele foi escolhido como padroeiro dos lobinhos. Recebeu este título porque tinha grande carinho e respeito pelos animais e pelo seu semelhante. Por isso, o dia dos lobinho é comemorado em 04 de outubro, no dia de São Francisco de Assis.


Francisco nasceu em 1182 na Itália, em uma aldeia chamada de Assis, por isso ficou conhecido como Francisco de Assis. Foi um rapaz normal, de família rica e boa vida, exagerava em festas, desperdiçava seu dinheiro, era preguiçoso e não gostava de estudar. Tinha um sonho de ser herói, por isso se alistou para a guerra. Ao adoecer na guerra, refletiu sobre a vida inútil que havia levado até então. Quando retornou pra casa, já melhor de saúde, decidiu mudar o rumo de sua vida. Ele ficou conhecido pela sua doação ao próximo e pelos cuidados com os animais e plantas. Era então um homem que promovia a paz, o diálogo entre as pessoas e comunidades, ajudava os doentes e a todos que necessitassem. Abriu mão de sua riqueza familiar pra viver uma vida de pobreza e trabalho ao próximo. Foi fundador da ordem dos frades Franciscanos. Dois anos após sua morte, em 1226, foi canonizado pelo Papa Gregório IX.

Houve um episódio em que um lobo feroz andava rondando o vilarejo de Gúbio e atacando os animais e até mesmo os homens. Todos tinham medo do lobo e evitavam andar pelos campos desarmados.  Foi então que Francisco foi até o animal e conversou com o lobo, pedindo que não mais atacasse o vilarejo. O lobo em sinal de humildade agachou aos pés e apoiou a pata sobre a mão estendida de Francisco. Francisco levou o lobo até a praça central do vilarejo e mostrou a todos que ele não mais atacaria os homens, mas que deveria ser devidamente alimentado.

Francisco de Assis ensinava as pessoas a pensarem primeiro no próximo, a serem limpos de alma e a dizerem sempre a verdade. Se você se lembrar da lei do lobinho vai perceber que acreditamos nas mesmas ideias, as quais tratam de respeito, paz, bondade, solidariedade, caridade e amor. Francisco dizia que devemos ser verdadeiros conosco e com Deus, assim teremos poder de realmente ajudar o próximo. Por isso o homem Francisco de Assis, e não o santo, por seus ensinamentos e atitudes, foi escolhido como personagem para representar a espiritualidade no ramo lobinho.