Bastão totem da Alcateia


Toda Alcateia possui o seu bastão totem, o qual é um importante símbolo dos lobinhos e pode ser adornado conforme o desejo da Alcateia. Geralmente ele apresenta a cabeça ou o corpo de um lobo na ponta do bastão, ornamentado com fitas que podem variar de cor e apresentar o nome dos integrantes da Alcateia, bem como das atividades mais expressivas desenvolvidas. O bastão totem da Alcateia é usado em cerimônias com a da bandeira e da roca do conselho. Ele pode ser portado por qualquer um dos lobinhos ou mesmo pelo Akelá.

Ressaltamos que os lobinhos não usam bastões como os escoteiros, nem mesmo os primos portam bastões das matilhas. Entretanto, a Alcateia pode optar pelo uso de bastões totens de matilhas ou mesmo individuais para suas cerimônias especiais. Outra ocasião que um lobinho poderia portar um bastão é em atividades de campo, onde o bastão pode ter muitas utilidades. Além disso, é importante que os lobinhos conheçam sobre os bastões e suas utilidades, pois logo logo se tornarão escoteiros.

Alguns exemplos interessantes de uso dos bastões que podem ter aplicações na vida dos lobinhos são os seguintes:
- Se o bastão tiver uma graduação métrica pode ser útil para fazer alguma medida;

- Pode-se registrar a vida da Alcateia ou mesmo do lobinho no bastão;
- Pode ser utilizado como apoio em caminhadas e escaladas;
- Pode ser utilizado como defesa contra animais;
- Pode ser utilizado para montar uma maca improvisada;
- Pode ser usado como alavanca para remover grandes pesos;
- Pode ser usado para abrir e alargar trilhas no mato;
- Pode ser usado para demarcação de sinais de pistas no chão.

A figura abaixo traz desenhos do próprio Baden-Powell sobre a utilidade dos bastões escoteiros, com sugestões de como seria um bastão adequado. Lembre sempre que a altura ideal de um bastão é a mesma altura do seu queixo. Também não esqueça que o bastão deve ser resistente o bastante para suportar seu peso sem quebrar.