O livro da selva (cães vermelhos)


    Após a invasão do Jângal, inicia um período agradável na vida de Mowgli. Após inúmeras aventuras e feitos, Mowgli detinha o respeito dos animais do Jângal, devido à sua coragem, esperteza e astúcia. Pai lobo e mãe loba haviam morrido e Baloo estava tão velho que mal conseguia andar. Mesmo Bagheera com seus músculos de aço já andava cançada. Akelá já apresentava a pelagem branca de tão velho e Mowgli tinha que dividir sua caça com ele. A alcateia neste tempo era conhecida como povo de Mowgli, mesmo este não tendo assumido a liderança do grupo, para a qual foi escolhido Fao, filho de Faona.
    Certo fim de tarde, Mowgli e seus irmãos ouviram gritos, era o fial, um uivo aterrador. Lobo Gris logo percebeu que se tratava de uma caçada. Juntos com a alcateia eles perceberam a chegada de um lobo, um Won-tolla (lobo sem alcateia). Ofegante e cançado ele explicou a alcateia que havia lutado contra os dholes, os cães vermelhos do Decão, os quais haviam matado sua companheira e seus três filhotes.
    O lobo forasteiro avisou que os cães eram muitos e estavam invadindo o território dos lobos em busca de alimentos. O grupo era composto por caçadores vermelhos, dispostos a matar. Akelá percebendo que não havia outra saída e que teriam que enfrentar os cães vermelhos pela própria vida, sugeriu que Mowgli de escondesse nas terras do norte e aguardasse a passagem dos dholes. Mas Mowgli retrucou dizendo que lutaria junto com o seu povo contra os dholes.
    Ao sair para espionar os dholes e verificar seu número, Mowgli acabou tropeçando em Kaa, a grande cobra píton. Conversaram muito os dois e acabaram juntos montando uma estratégia astuta para vencer os destemidos e numerosos dholes. Kaa mostrou a Mowgli o povo Miúdo (as abelhas dos rochedos) e as corredeiras formadas pelo rio waingunga junto aos rochedos. Se Mowgli conseguisse enfurecer os dholes, estes ficariam cegos de raiva e o seguiriam até os rochedos, onde seriam mortalmente atacados pelas abelhas, aqueles que sobrevivessem as abelhas teriam seu fim trágico ao caírem dos rochedos nas corredeiras do rio waingunga, e aqueles que sobrevivessem a tudo isso, teriam a alcateia esperando logo abaixo para uma luta mortal.
    Então Mowgli se pôs a encontrar os cães vermelhos, ao avistá-los percebeu que eram em grande número, acima de duzentos. Trepado em uma árvore, Mowgli começa a insultar os dholes, que ficaram furiosos e o tentaram pegar a todo custo. Os insultos de Mowgli levaram os dholes do silêncio aos grunhidos, e dos grunhidos aos uivos e, finalmente, a raiva desenfreada, tal como desejada por Mowgli. O cão líder saltou no intuito de morder Mowgli, mas este, mais rápido, pegou o cão pelo pescoço e cortou seu rabo. Todo o grupo dos cães enfurecidos aguardava sob a árvore onde Mowgli se protegia, sabendo que uma hora ele teria que descer ou morreria de fome.
    Mowgli subiu até um galho mais alto e dormiu até o anoitecer, quando o povo miúdo finalizaria seu trabalho e retornaria as colmeias dos rochedos. Então, pulando de árvore em árvore, Mowgli tentava atrair os dholes para a armadilha das abelhas dos rochedos. Ao chegar à última árvore ele passou alho em todo o seu corpo (as abelhas odeiam o cheiro do alho), e lançou-se a toda velocidade em direção aos rochedos das abelhas. A alcateia de cães vermelhos o seguiu furiosamente. Ao perceber as vibrações da corrida de Mowgli e dos cães, as abelhas se colocaram em prontidão. Mowgli correu tão rápido que conseguiu saltar dos rochedos no rio Waingunga antes de receber qualquer picada. Mowgli já havia combinado com Kaa para lhe aparar a queda no rio, evitando que se chocasse com as pedras nas corredeiras. Os dholes foram atacados brutalmente pelas abelhas, muitos foram mortos pelas picadas, outros ao caírem sobre as pedras do rio. Os poucos que sobraram foram forçados a se lançarem no rio para evitar a morte pelas picadas, e foram recebidos pela alcateia do povo livre logo abaixo em um remanso formado no rio. Uma luta pelo território e pelas suas vidas fora travada na beira do rio Waingunga. Mowgli, lobo Gris, Akelá, Fao e Won-tolla, juntamente com os outros lobos da alcateia de seeonee, lutaram bravamente até acabar com todos os cães vermelhos. Nada resistia aos dholes assassinos, mas neste episódio eles foram aniquilados graças a estratégia bolada pelo Mowgli e pela Kaa.
    Akelá fora gravemente ferido e antes de morrer pede para passar junto ao lado de seu amigo Mowgli. Akelá diz que logo Mowgli partirá para junto dos homens, mas Mowgli diz que faz parte do povo livre e não quer partir. Mas Akelá sabiamente alerta Mowgli que logo ele mesmo tomará esta decisão. Ao morrer, Akelá é saudado por toda a alcateia que por muito tempo liderou.